30 novembro 2023

Novo site da revista litúrgica SALICUS

DM - Joaquim Martins Fernandes

Publicação da Arquidiocese de Braga oferece agora novas possibilidades e um design mais intuitivo

A Revista de Música Litúrgica SALICUS tem agora um novo site, facultando aos interessados um acesso fácil a um conjunto de informações que compreende a possibilidade de realizar assinatura online, ver as diferentes publicações da SALICUS e da Separata, ter acesso às principais notícias da Arquidiocese de Braga e aos principais eventos que a Revista Salicus realiza nos vários arciprestados da Arquidiocese.

“A SALICUS – Revista de Música Litúrgica é a nova revista da Arquidiocese de Braga para a promoção e formação da Música Litúrgica”, disse o diretor da publicação, padre Juvenal Dinis, em comunicado.

O sacerdote precisa que esta “é uma revista nova, que pretende ser um contributo na área da Música Litúrgica para os coros paroquiais, escolas de música, conservatórios e universidades”.

“SALICUS – é a mais recente Revista de Música Litúrgica em Portugal, lançada em dezembro de 2016”, recorda Juvenal Dinis, destacando que “este projeto tem como objetivo continuar a apresentar cânticos novos; revitalizar cânticos já existentes, enriquecendo-os com novos arranjos e novas harmonizações; e ajudar organistas no exercício do seu ministério, dando elementos para que introduzam, acompanhem e concluam os cânticos”.

Entre os propósitos centrais da publicação está ainda a disponibilidade para “auxiliar os diretores de coro a preparar os ensaios e a escolher repertório litúrgico adequado; e informar sobre eventos da música sacra, nomeadamente concertos e ações de formação”.

“É uma publicação semestral e tem também uma Separata anual com temáticas próprias com um grau de dificuldade maior”, continua o sacerdote, dando nota da possibilidade de os interessados poderem beneficiar do trabalho desenvolvido no âmbito da SALICUS.

“Quem assim entender beneficiar de mais esta fonte de alimentação da Música Litúrgica e Sacra, disponha. Para os interessados, quer da Revista quer da Separata, e mesmo para adquirir exemplares, contactar: [email protected] ou na Nova Livraria do Diário do Minho”, refere o padre Juvenal Dinis.

Com uma realização periódica denominada “Domingo SALICUS”, a revista organiza sessões palestras e outras atividades ligadas à música litúrgica nos diferentes arciprestados. A próxima realização está agendada para o dia 25 de fevereiro de 2024 e vai ter lugar no arciprestado de Terras de Bouro.