26 fevereiro 2024

Braga recebe assembleia geral de organismo responsável pelos Acólitos

Fotografia DR

DM

Cardeal Jean-Claude Hollerich preside a celebração no Bom Jesus

A Arquidiocese de Braga acolhe, de 26 a 29 de fevereiro, a Assembleia Geral do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), organismo internacional que reúne os responsáveis dos acólitos nos diversos países.

A Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, que decorrerá de 29 de julho a 2 de agosto deste ano, com tema “Contigo” (Is 41, 10), é um dos pontos que consta na ordem de trabalhos deste encontro que contará com a presença do presidente do CIM, Cardeal Jean-Claude Hollerich, Arcebispo do Luxemburgo.

D. Hollerich, que preside à Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia e é o relator-geral para o Sínodo sobre a Sinodalidade, vai celebrar uma missa no segundo dia da assembleia, às 16h30, na Basílica do Bom Jesus, depois de uma visita ao santuário. Pelas 18h30, no santuário Sameiro, haverá a Oração do Rosário, antecedida de uma visita ao mesmo.

A apreciação dos relatórios dos Grupos Linguísticos e de Tesouraria e a votação dos novos estatutos são outros dos assuntos inscritos na agenda desta assembleia geral do CIM, na qual vão ser admitidos novos membros.

Do programa destaca-se ainda a celebração de uma missa na Sé Primacial, no dia 28, às 17h30, presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, antecedida de uma vista à cidade e seguida de uma visita à Capela Imaculada (Seminário Menor).

O padre Rui Sousa, diretor do Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga e vogal do Serviço Nacional de Acólitos, é o tesoureiro da direção do Comité.