22 março 2024

Fotografia DR

Paróquia de Tadim

Este projeto é promovido pela comunidade paroquial de São Bartolomeu de Tadim

A Paróquia de Tadim encena, no dia 23 de março, sábado, às 21h30, a Paixão de Cristo. Esta encenação já passou no sábado anterior pela cidade de Lamego. Nos anos anteriores a Paróquia de Tadim levou a encenação a Castelo Branco, Bragança, Pedrógão Grande, Caminha e Arnoso Santa Maria, do concelho de Vila Nova de Famalicão.  Este projeto é promovido pela comunidade paroquial de São Bartolomeu de Tadim.

A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, transporta os espectadores no tempo até à Jerusalém de há dois mil anos. A história evangélica da morte e ressurreição de Cristo é reproposta com uma orquestração particular de luzes, sombras, imagens, ações dramáticas e música, que visa envolver o espectador para que o que é narração e tradição se torne experiência e história revivida.

A "Paixão de Cristo" de Tadim é concebida como algo mais do que uma simples reconstituição histórica, envolve cerca de 200 pessoas, entre figurantes, organização e mecenas. Esta encenação é apresentada, desde 2009, todos os anos na freguesia de Tadim.

O local da representação é um vasto espaço aberto no qual estão recriados: o palácio de Herodes, o Sinédrio, o Pretório de Pilatos, o monte das oliveiras, o cenáculo e o Monte Calvário. É importante sublinhar o carácter profundamente livre e autónomo desta encenação, que conta com recursos humanos e técnicos locais: cenografia, direção, organização, guarda-roupa, adereços, atores, figurantes e técnicos de som e luz.

Do guião, concebido pela paróquia, apresenta as personagens pela ordem de entrada em cena: multidão; Jesus de Nazaré; discípulos; soldados; Anás; Caifás; alguns escribas;  homens do povo (falsas testemunhas), mulheres do povo (falsas testemunhas); Gamaliel; Pilatos; mulher de Pilatos; criada de Pilatos; Herodes; Barrabás; Sumos sacerdotes; Mãe de Jesus; Verónica; mulheres de Jerusalém; Simão de Cirene; mau ladrão; bom ladrão; João; Maria Madalena; Maria de Magdala; José de Arimateia e Jesus Ressuscitado entre outros.

O valor da "Paixão de Cristo" de Tadim, é inestimável não só do ponto de vista do teatro popular, mas também como prova de uma comunidade unida que interage com várias gerações.

A encenação é da responsabilidade de Sónia Sousa que ensaiou e desenvolveu técnicas dando voz a um maior número de personagens, de forma a manter o diálogo mais vivo e orientar a atenção do espectador para que ele possa compreender melhor o significado das várias cenas.

Pe. João Torres, pároco local, considera que “o objetivo da Paixão de Cristo" de Tadim sempre foi fazer-nos perguntas enquanto, diante dos nossos olhos, se concretizam os últimos momentos da vida de Jesus. É provável que só obtenhamos respostas se colocarmos na balança da vida, os nossos atos quotidianos. No entanto, daremos um pequeno passo em direção às verdades que buscamos.”

A coordenação geral do evento, para além de motivada está a trabalhar há mais de 5 meses para que tudo esteja pronto a tempo. «Este encontro uns com os outros à volta de Cristo enche o coração, faz com que volte para a vida mais consciente de que posso ser como Ele (Cristo) levar a cruz sem ressentimentos e ódios», partilhou um elemento da referida coordenação.