23 julho 2013

ARQUIDIOCESE CONTA COM TRÊS NOVOS SACERDOTES

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

Foi num ambiente de festa e júbilo que a Arquidiocese de Braga acolheu no passado domingo a ordenação de três novos padres: Abílio Brito, Dayakar Thumma e Nuno Oliveira.

Dirigindo-se aos neo sacerdotes, D. Jorge Ortiga pediu-lhes para serem «alegres» e conquistarem «o coração de outros jovens» para o presbitério.

«Sede alegres no vossos ministério e conquistai o coração de outros jovens para que não tenham medo de seguir Jesus», proclamou o Arcebispo, numa celebração onde também foi ordenado presbítero Albino Eduardo Pereira, da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

«O mundo espera de nós uma mensagem diferente», referiu em jeito de desafio, sublinhando em seguida que tal atitude exige «muita coragem» da parte dos cristãos.

Pronunciando-se numa celebração que encheu a cripta do Sameiro, o prelado bracarense fez questão de sublinhar a importância da «obediência» na vida de um sacerdote, afirmando a necessidade de viver em fidelidade ao «sacramento da ordem», à «Palavra de Deus», à «hierarquia da Igreja» e aos «sinais dos tempos».

«É preciso uma capacidade para escutar o mundo nas suas alegrias e anseios», asseverou.

Num discurso centrado nos desafios pastorais que se colocam aos neo sacerdotes, D. Jorge Ortiga alertou para o perigo do «ativismo», atitude que pode conduzir a uma perda da «tranquilidade indispensável a um serviço pastoral com qualidade».

«Um dos maiores erros que nós, sacerdotes, podemos cometer na atualidade é o denominado ativismo pastoral», acrescentou.

Para colmatar este “erro”, o prelado apelou a uma busca do «essencial» que é a fé, «sem medo da crítica e do confronto intelectual».

«Não temos outra hipótese senão redescobrirmos a nossa identidade conciliar», referiu, dirigindo, não apenas ao presbitério, que marcou presença em peso, mas «a todos os cristãos».

O Arcebispo fez questão ainda de lançar o Ano Litúrgico, que vai dar o mote para o próximo ano pastoral, fortalecendo a ideia de que «todas as comunidades» devem aceitar o «programa pastoral sobre a fé celebrada como único caminho».

Finalizando a celebração, D. Jorge Ortiga fez questão de proceder à entrega de uma lembrança aos pais de cada um dos ordenandos e também ao Reitor do Seminário Maior, o cónego Vítor Novais, e ao Provincial dos Dehonianos, o padre Zeferino Policarpo.

Antes da bênção final, o prelado anunciou publicamente as missões atribuídas a cada um dos diáconos.