Arquidiocese de Braga -

27 julho 2013

MÚSICA NO CLAUSTRO ENCERRA ESTA NOITE

Fotografia

Auditório Vita

O Auditório Vita dá continuidade esta noite, às 21h30, ao ciclo Música no Claustro IV, sob a direcção artística da Professora Helena Vieira. O quarto concerto apresenta o Ensemble Sete Lágrimas, dirigido por Filipe Faria e Sérgio Peixoto.

\n

O Auditório Vita dá continuidade esta noite, às 21h30, ao ciclo Música no Claustro IV, sob a direcção artística da Professora Helena Vieira.

O quarto concerto apresenta o Ensemble Sete Lágrimas, dirigido por Filipe Faria e Sérgio Peixoto. O concerto intitula-se “Terra” e tem como subtítulo “Da diáspora interior e da viagem”. É nesta relação de interioridade/exterioridade que assenta este percurso sonoro que convoca o ouvinte para uma viagem em que a história e a música se fazem uma com o próprio sentir de quem escuta. “[p]ara além de caravelas e de Boa-Esperança, a relação de Portugal com o mundo mantém, historicamente, uma relação privilegiada com o Mar Mediterrâneo e as culturas, mais próximas ou mais distantes, de aquém e além mar. O eixo latino mediterrânico é, para além de uma memória política, uma memória colectiva de cheiros, sabores e sons. Entre os finais da Idade Média e o século XVII, a devoção religiosa, as praxis populares e a relação com o mundo e com a lusofonia no Sudoeste europeu, banhado pelo Mediterrâneo, esteve sempre em movimento e em viagem constante.” O concerto incidirá, assim, num corpus de repertório evocativo das grandes navegações portuguesas dos séculos XV e XVI, e da posterior expansão colonial e miscigenação étnico-cultural. Canções anónimas de Portugal e das ex-colónias, vilancicos, cantos judaicos, entre outros, fazem parte do repertório que poderá ser escutado neste concerto, que terá a interpretação de Filipe Faria e Sérgio Peixoto (voz e co-direcção artística), Tiago Matias (vihuela, tiorba, guitarra barroca e colascione) e Rui Silva (percussão histórica).

 

Ensemble Sete Lágrimas

 

Fundado em Lisboa, no ano 2000, por Filipe Faria e Sérgio Peixoto, Sete Lágrimas é um consort especializado em música antiga e contemporânea que assume o título e o carácter da inovadora colecção de danças do compositor renascentista John Dowland.

Profundamente dedicados aos diálogos da música antiga com a contemporaneidade bem como da música erudita com as tradições seculares, Filipe Faria e Sérgio Peixoto juntam às Sete Lágrimas músicos de diferentes horizontes musicais e enorme talento em torno dos seus projectos conceptuais animados por profundas investigações musicológicas mas também por processos de inovação, irreverência e criatividade em torno dos sons, instrumentário e memórias da música antiga.

Nestes projectos são identificáveis os diálogos entre a música erudita e a popular, entre a música antiga e a contemporânea e a secular diáspora portuguesa dos descobrimentos e o eixo latino mediterrânico convertidos em som através de uma fiel interpretação dos cânones da música antiga ou de uma aproximação a elementos definidores da música tradicional ou do jazz.

Sete Lágrimas colabora regularmente com músicos e solistas internacionais como María Cristina Kiehr (Argentina), Zsuzsi Tóth (Hungria) ou Ana Quintans (Portugal) e com músicos dos contextos tradicional, jazz e do mundo como Mayra Andrade (Cabo Verde), António Zambujo (Portugal) ou as Adufeiras de Monsanto (Portugal). Desde a sua fundação, o grupo desenvolve uma intensa actividade concertística de mais de duzentos concertos, de onde se destacam: em Portugal (Centro Cultural de Belém 2009, 2011-2012, Fundação Calouste Gulbenkian, Festival Terras sem Sombra (2003-2010 como ensemble residente), Encontros de Música Antiga de Loulé, Festival de São Roque, Museu de Aveiro, Festival das Artes de Coimbra, Festival dos Capuchos, Festival Internacional de Música da Madeira, Festival Internacional de Música dos Açores, Festival Fora do Lugar, Festival de Leiria…), Bulgária (Sliven), Itália (Ravenna, Festival Internazionale W. A. Mozart a Rovereto), Malta (BirguFest), Espanha (Festival de Música Antigua de Gijón, Festival de Música Antigua de Úbeda y Baeza, Museo Nacional de Valladolid, Fundación Juan March/Madrid, Abulensis Festival Internacional de Musica…), Macau (Macau Internacional Music Festival), Suécia (Stockholm Early Music Festival), França (Festival Baroque de Sablé 2012), Bélgica (Gent Festival van Vaanderen), etc…
No contexto dos seus projectos de diálogo entre a música antiga e a contemporânea "Kleine Musik", "Silêncio" e "Vento", Sete Lágrimas (com a parceria da Arte das Musas) encomenda obras, especialmente dedicadas ao consort, aos compositores Ivan Moody, João Madureira, Andrew Smith e Christoph Bochmann. Em 2011 Sete Lágrimas apresenta, em estreia mundial, a encomenda ao escritor, vencedor do Prémio Literário José Saramago, José Luís Peixoto e ao compositor João Madureira da obra “Lamento”.
Em Portugal como no estrangeiro, as temporadas de concertos e a sua extensa discografia é consistentemente elogiada pela crítica e pelo público. Os seus títulos “Lachrimæ #1” (2007), “Kleine Musik” (2008), “Diaspora.pt: Diáspora, vol.1” (2008), “Silêncio” (2009), “Pedra Irregular” (2010), "Vento" (2011), “Terra: Diáspora, vol.2” (2011), "En tus brazos una noche” (2012) e "Península: Diáspora. vol.3" (2012) receberam o número máximo de estrelas (5 em 5), Escolha do Editor, Melhor do Ano, etc… nos principais jornais, rádios e revistas de Portugal. Internacionalmente destacam-se as críticas discográficas na International Record Review, Doce Notas, Goldberg, etc.. ou as críticas aos concertos na Europa e na Ásia.

Em 2008, 2011 e 2012 os três títulos do projecto Diáspora atingem o primeiro lugar do TOP de vendas das lojas FNAC. Em 2010, “Diaspora.pt” foi eleito no “Guia da Música Clássica” da mesma cadeia de lojas como “Discografia Essencial” e a carreira do Sete Lágrimas destacada na publicação “Alma Lusitana”.

Em 2011/2012 Sete Lágrimas atinge o estatuto de Ensemble Associado da Temporada do Centro Cultural de Belém (CCB).

Na presente temporada o consort tem agendada uma digressão internacional a Espanha (Valladolid), Noruega (Stavanger), Bélgica (Ghent e Bruxelas) e França (Lille), uma temporada de concertos em Portugal de onde se destaca o concerto do Festival de Música de Leiria com as convidadas Adufeiras de Monsanto, bem como o lançamento do seu décimo disco, dedicado às cantigas medievais de Martim Codax.

Sete Lágrimas tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Governo de Portugal), da Direcção-Geral das Artes e da Delta Cafés.
É representado pela produtora Arte das Musas e editado pela etiqueta MU Records.