2 agosto 2013

ARQUIDIOCESE ABRE ESCOLA DE MINISTÉRIOS

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

Um dos grandes objetivos do próximo ano pastoral da Arquidiocese de Braga, que vai ter como mote “Fé Celebrada”, é a constituição de itinerários de formação para os ministérios litúrgicos, naquilo que D. Jorge Ortiga denomina de Escola de Ministérios.

Um dos grandes objetivos do próximo ano pastoral da Arquidiocese de Braga, que vai ter como mote “Fé Celebrada”,  é a constituição de itinerários de formação para os ministérios litúrgicos, naquilo que D. Jorge Ortiga denomina de Escola de Ministérios.
Segundo o programa pastoral já delineado para o próximo ano, «toda a ação litúrgica, para ser bem celebrada, requer uma boa preparação», apontando como exemplo os leitores, cantores, acólitos, sacristães, zeladoras ou ministros extraordinários da comunhão.
Por isso mesmo, em conjunto com Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, vai surgir a Escola de Ministérios da Arquidiocese de Braga, que reúne cursos de extensão universitária, não conferentes de grau académico, destinados à formação teológica do laicado cristão, concentrando-se na formação para o exercício de ministérios eclesiais.
Esta oferta formativa pretende incentivar o exercício desses ministérios, para maior corresponsabilização dos leigos na vida das comunidades paroquiais, e ao mesmo tempo possibilitar que a essa prática corresponda uma formação adequada.
A formação geral vai ser conferida pelo curso teológico-pastoral, que tem a duração de três anos, possibilitando a especialização em diversas áreas dos ministérios litúrgicos.
Entre as especializações destaca-se o curso de presidência de assembleias sem presbítero, que tem a duração de um ano, e visa adequar os leigos às novas urgências da Igreja arquidiocesana.
Para além desta formação especializada, são disponibilizados os cursos de Introdução à Catequética, Administração Paroquial, Música Sacra, este último dirigido para quem pretende ser diretor de coros ou organista. A Faculdade de Teologia disponibiliza ainda os cursos para leitores, acólitos e ministros extraordinários da comunhão, todos com a duração de um ano e apenas para quem já tiver frequentado o curso teológico-pastoral.

Escola de Música Litúrgica São Frutuoso

A Escola de Música Litúrgica S. Frutuoso, sediada na paróquia de Real, arciprestado de Braga, é uma das apostas formativas para este ano pastoral. Com uma oferta formativa dividida em quatro partes, o objetivo desta escola é fornecer aos seus alunos as competências necessárias para o exercício de vários ministérios, nomeadamente o ministério de salmista, de organista e de direção coral. Informações em www.paroquiasdebraga.org.