Arquidiocese de Braga -
16 fevereiro 2022
Francisco assume necessidade da Igreja pedir desculpa pelos erros

DACS com Vatican News
Na audiência geral semanal, Francisco reconheceu que é “comum, é algo de todos os dias, criticar a Igreja, para apontar as suas incoerências, os seus pecados”.
O Papa Francisco assumiu esta quarta-feira no Vaticano a necessidade da Igreja pedir desculpa pelos erros que cometeu e pediu aos católicos “amor” num momento em que a instituição está debaixo de várias críticas.
O líder da Igreja Católica afirmou que, “onde os nossos erros se tornam um escândalo, peçamos a São José que nos dê coragem para dizer a verdade, pedir perdão e recomeçar humildemente”.
Na audiência geral semanal, Francisco reconheceu que é “comum, é algo de todos os dias, criticar a Igreja, para apontar as suas incoerências, os seus pecados”, e explicou que estes se devem à Igreja ser “um povo de pecadores que encontra a misericórdia de Deus”.
O Papa encorajou os presentes a rezar pela intercessão de São José nos “momentos mais difíceis” das suas vidas pessoais e comunitárias, dizendo que, “onde a perseguição impede que o Evangelho seja proclamado, peçamos a São José a força e a paciência para suportar abusos e sofrimentos por amor ao Evangelho”.
O pontífice questionou os católicos sobre o amor pela Igreja “como ela é”, e declarou que “só o amor nos torna capazes de falar plenamente a verdade de uma forma não parcial, de dizer o que está errado, mas também de reconhecer toda a bondade e santidade que estão presentes na Igreja”.
Francisco desafiou ainda todos a assumir a atitude fundamental de “guardião” do próximo, como São José fez com Jesus e Maria, e a “amar a Igreja, proteger a Igreja e caminhar com a Igreja”, não apenas o “pequeno grupo que está próximo do padre e manda em todos”, mas “todos” a “guardar-se um ao outro, guardar-se reciprocamente”.
Partilhar