Arquidiocese de Braga -
16 setembro 2024
Levar Jesus a todos
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Cardeal delegado do Papa Francisco, D. Baltazar Porras Cardozo, presidiu à celebração de conclusão do 53.º Congresso Eucarístico Internacional
A conclusão do 53.º Congresso Eucarístico Internacional, na cidade de Quito, no Equador, ficou marcada pela celebração da Eucaristia Statio Orbis, presidida pelo cardeal delegado do Papa Francisco, D. Baltazar Porras Cardozo.
Perante a pergunta de Jesus sobre quem Ele é, podemos responder com o que aprendemos no catecismo ou podemos rejeitar uma resposta. Mas Jesus quer que sejamos seus seguidores autênticos, não cada um por si, mas como irmãos para curar o mundo: dar de comer e beber aos milhões de pessoas pobres; reconciliar as relações feridas entre pessoas; superar o egoísmo e o individualismo; ultrapassar os pecados sociais como violência e guerra para gerar paz e fraternidade; proporcionar dignidade às pessoas, concretamente aos trabalhadores e aos migrantes; consciencializar a humanidade da dignidade da pessoa e da casa comum; tornar a caridade uma linguagem universal.
“Para que viemos a Quito? Não pode ser apenas uma experiência do Tabor, mas temos de descer do monte para transformar o mundo, sendo construtores da esperança para curar o mundo”, referiu o arcebispo emérito de Caracas, que, ao concluir a homilia, pediu a benção da Virgem Maria, a Senhora de El Quinche, no monte El Panecillo, para entusiasmar os congressistas a levarem uma mensagem de fraternidade a todo o mundo, para que este se configure com o Sagrado Coração do seu Filho Jesus Cristo.
No final da celebração foi anunciado o próximo Congresso Eucarístico Internacional, que se realizará em Sidney, na Austrália, em setembro de 2028.
O grupo de portugueses, entusiasmado com a participação neste grande evento eclesial, parte de coração cheio para levar Jesus a todos, para curar as feridas e para gerar fraternidade.
Partilhar