Arquidiocese de Braga -

8 julho 2025

Arquidiocese de Braga envia no dia 25 de julho 1100 jovens para o Jubileu

Fotografia Avelino Lima

DM - Joaquim Martins Fernandes

A Arquidiocese de Braga  realiza ao início da noite do dia 25 de julho de 2025 a cerimónia do envio dos jovens que vão participar no  Jubileu dos Jovens, que se realiza no Estado do Vaticano, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. A revelação foi feita ao Diário do Minho pelo Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, que vai presidir à “Eucaristia do Envio”, que será realizada na Cripta do Santuário do Sameiro, em Braga. Após a cerimónia do envio, os jovens dos 14 Arciprestados da Arquidiocese de Braga partem para Roma em viagem de autocarro, logo após a “Eucaristia do Envio”, apurou o DM. Embora presida à eucaristia, o Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas não vai poder participar na viagem, uma vez que no dia 27 de julho preside, na Sé de Braga, à cerimónia de ordenação do novo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nélio Pereira Pita.

O encontro em Roma do Arcebispo Metropolita de Braga com o milhar de jovens da Arquidiocese está previsto para o dia 29 de julho, estando já confirmado que o Primaz das Espanhas vai permanecer nas celebrações do Jubileu dos Jovens até ao dia 4 de agosto, data em que regressará a Braga.

Em declarações ao Diário do Minho, D. José Cordeiro afirmou que o número de jovens da Arquidiocese de Braga que viaja para Roma para participar no Jubileu «é um número bastante significativo» e que permite antecipar «uma boa peregrinação ao Ano Santo Compostelar de 2027». O Prelado bracarense acrescentou que a dinâmica em curso dos jovens da Arquidiocese de Braga é ainda «um bom prenúncio da caminhada que a Diocese está a fazer para a celebração dos 2000 anos da Páscoa», que vai ser celebrada por toda a Igreja Católica, e de «forma muito especial pela Igreja de Braga», em 2033. 

Durante a peregrinação ao Jubileu dos Jovens, a delegação da Arquidiocese de Braga vai realizar vários roteiros religiosos, com encontros em várias entidades de Roma com forte ligação à Igreja de Braga. Imperdível será a participação na audiência geral com o Papa Leão XIV, no dia 30 de junho, que o calendário mundial do Jubileu reserva aos jovens portugueses.

De entre as 552 paróquias que integram a Arquidiocese de Braga, a Paróquia de Candoso S. Martinho, no Arciprestado de Guimarães e Vizela, é uma das que mais jovens envia para o Jubileu dos Jovens no Vaticano. Ao que apurou o Diário do Minho, serão ao todo 12 jovens a viajar para Roma, «precisamente os mesmos que estiveram na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023», disse fonte da paróquia, que tem como párocos o Arcipreste de Guimarães e Vizela, Samuel Vilas Boa, e o  também pároco de Gondar, João Luís dos Santos Matos.