Arquidiocese de Braga -
10 setembro 2025
Padre Tobias: o guardião da oração que o tempo não venceu

DM - André Arantes
O padre Tobias, pároco da freguesia de Pedralva, Braga, é atualmente o padre mais antigo do mundo. Tem 99 anos e foi ordenado a 9 de julho de 1950. Chegou a Pedralva a 16 de setembro de 1951, onde está desde então.
À chegada, tocamos à campainha. E com a sua simpatia o padre Tobias abriu-nos a porta e com toda a sua simplicidade convidou-nos a entrar na sua casa. Uma casa simples, com pouca tecnologia, apenas com telefone, um rádio e uma televisão. E em seguida, encaminhou-nos para a igreja. A primeira coisa que fez à chegada foi ajoelhar-se e rezar, mostrando-nos assim, sem intenção, a sua tamanha devoção.
Ao Diário do Minho diz que quando recebeu a notícia, de ser o padre mais velho do mundo em funções, a reação foi de admiração mas não estranhou «porque são muitos anos».
O seu dia a dia é simples, diz o próprio. Acorda cedo e vai «para igreja rezar» e depois, durante a semana, celebra a eucaristia as 06h30, e ao fim de semana às 07h00. A tarde passa-a em casa e procura fazer a sua «vida de oração» todos os dias de manhã.
Para o pároco, é «bom continuar no ativo» mesmo quase já chegando ao centésimo aniversário pois assim «ocupa a vida» e como tem o encargo paroquial continua com a «oportunidade da vida de oração» e consegue ainda ser «prestável ao povo».
A única coisa que se queixa é da «falta de pessoas na missa», afirmando que «atualmente há uma demissão grande» de pessoas.
Nos seus 74 anos ao serviço pela paróquia de Pedralva já foram muitas as obras realizadas a pedido do padre Tobias, entre elas, o aumento da igreja, e das salas de catequese que quando chegou «a catequese era feita dentro da igreja em grupos», o pároco lamenta ainda a falta de crianças na catequese, uma vez que dantes, «eram quase 400 crianças e agora são só 30» e ainda na realização de batizados, em que «antigamente eram 30 por mês e agora são quatro».
O padre Tobias diz continuar a acreditar que a «palavra de Jesus estará connosco e que a Igreja vai continuar e os poderes do mal não venceram a Igreja» e termina acrescentando que confia «inteiramente na palavra de Jesus».
Partilhar