Arquidiocese de Braga -
10 setembro 2025
Paróquia de Duas Igrejas, arciprestado de Vila Verde, celebrou a canonização do Carlo Acutis

DM
No passado domingo, a paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, do arciprestado de Vila Verde, exultou de alegria pela canonização do Carlo Acutis. Mais de um milhar de fiéis assistiram à Eucaristia solene, presidida pelo missionário da Ordem da Consolata, padre Bento, pelo padre da Ordem do Verbo Divino da diocese de Aveiro, padre Pedro, e pelo pároco da comunidade, padre Manuel Rodrigues.
A Paróquia de Duas Igrejas, preparou uma Eucaristia simples, mas centrada na figura do jovem santo. Como Roma estava a quilómetros de distância, a Paróquia de Duas Igrejas resolveu “canonizar” o Carlo Acutis na sua igreja, devido à forte ligação que une esta paróquia vilaverdense ao Carlo Acutis. A igreja foi pequena para a imensidão de fiéis que quiseram assistir à cerimónia.
Tudo pormenorizado, desde as flores dos altares que eram azuis e vermelhas, cânticos alusivos, crianças vestidas à Carlo Acutis, um ofertório onde foram apresentados os instrumentos de eleição do Carlo Acutis – terço, computador e a bíblia, que se fizeram acompanhar pelo pão e pelo vinho. Estes últimos que se iriam transformar no Corpo e sangue de Jesus Cristo, a Santa Eucaristia, uma das maiores paixões de Carlo Acutis.
No fim da Eucaristia, todos foram tocar na sagrada relíquia de primeiro grau, numa fina que demorou horas a terminar.
Já no período da tarde, numa igreja novamente repleta de gente, decorreu uma belíssima Adoração Eucarística, presidida pelo padre Renato Oliveira, da Diocese de Viana do Castelo, que presenteou os fiéis com uma meditação sobre o Carlo Acutis e os seus valores que o conduziram à santidade.
O terço foi rezado pelos jovens da paróquia, e antes da bênção final, foi rezada uma oração pelos doentes presentes e ausentes.
Este dia ficou marcado para a história da Igreja local, pelo sonho que esta paróquia sempre teve em ver um dia o “seu” santinho canonizado, mas também inscrito na história da Igreja católica, como um dos processo de canonização mais rápidos da história, por ter os pais e irmãos presentes na cerimónia e por ser o primeiro santo da era digital.
A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, do arciprestado de Vila Verde, é considerada o berço do culto ao São Carlo Acutis em Portugal, por ter sido a primeira paróquia portuguesa a expor a sua imagem, em novembro de 2021, e a expor publicamente as suas relíquias sagradas de primeiro grau em junho de 2023, oferecidas a esta paróquia em dezembro de 2022, pelo trabalho de difusão da causa do Carlo Acutis a nível nacional e internacional.
Esta paróquia foi ainda primeira do país a festejar o Carlo Acutis, em 13 e outubro de 2024, e foi a primeira paróquia do mundo a instituir a sua festa.
Duas Igrejas irá celebrar, este ano com mais emoção, a festa ao São Carlo Acutis a 12 de outubro, curiosamente o seu dia litúrgico. A paróquia de Duas Igrejas está a preparar uma festa muito relevante e original, tal como dizia o Carlo Acutis: “sejamos originais e não fotocópias”.
A a imagem do São Carlo Acutis da paróquia de Duas Igrejas, está esta semana em peregrinação por várias paróquias do arciprestado de Barcelos. A imagem é regressa a “sua casa”, na próxima terça-feira, dia 16 de setembro.
A Relíquia Sagrada de Primeiro Grau está sempre em exposição permanente na igreja paroquia de Duas Igrejas, para quem quiser visita e venerar. Vários milagres já foram relatados atribuídos a esta sagrada relíquia.
Partilhar