Arquidiocese de Braga -
12 setembro 2025
Braga acolhe VII Semana de Formação Cáritas sob o lema “Esperança em Ação”

DM
De 16 a 19 de setembro, Braga será palco da VII Semana de Formação Cáritas, um encontro nacional que reunirá cerca de 150 participantes de toda a rede Cáritas, sob o tema “Esperança em Ação”.
A iniciativa é promovida pela Cáritas Portuguesa em parceria com a Cáritas Arquidiocesana de Braga e terá lugar no Espaço Vita, da Arquidiocese de Braga.
A sessão de abertura realiza-se na terça-feira, dia 16, às 14h30, com a presença da presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas. Ainda no primeiro dia, às 21h, o padre José Miguel Fraga será o orador na conferência inaugural, aberta o público em geral, também no Espaço Vita.
Ao longo da semana, representantes das Cáritas a nível nacional, diocesano e paroquial vão procurar aprofundar temas estratégicos para o fortalecimento da rede, reforçando a capacidade de resposta da instituição em todo o território nacional.
A programação inclui momentos formativos, conferências e debates sobre questões estruturantes e atuais.
Segundo adianta a Cáritas Nacional, em destaque estarão «reflexões sobre a gestão financeira das instituições sociais, a gestão de recursos humanos com foco na felicidade no trabalho e na manutenção de talento», bem como na temática violência doméstica, com vista a uma melhor compreensão e intervenção.
«Num tempo marcado por profundas transformações sociais, económicas e políticas, a rede nacional Cáritas é chamada a dar resposta a novos desafios que se fazem sentir em todo o país», sublinha Rita Valadas.
A Semana de Formação Cáritas surge, assim, como um «espaço privilegiado de encontro e partilha, onde se procuram caminhos comuns e metodologias inovadoras capazes de potenciar recursos, criar sinergias e reforçar a qualidade da ação social da Igreja Católica em Portugal», acrescenta.
A Semana de Formação integra o Plano Estratégico da Cáritas em Portugal e assume-se como um «momento essencial para o desenvolvimento institucional e fortalecimento da missão da Cáritas, em sintonia com a sua presença em Portugal e no mundo».
A participação na conferência de abertura é gratuita e aberta a todos os interessados.
Partilhar