Arquidiocese de Braga -

12 outubro 2025

Arquidiocese de Braga ajuda jovens a discernir a vocação

Fotografia DM

DM

Realizado o primeiro encontro “Kaleo”

O Seminário Conciliar de Braga recebeu ontem o primeiro dos encontros de pré-seminário para jovens e adultos, que este ano tem por designação Encontros Kaleo, palavra grega que, na sua etimologia, significa chamar.

Ao Diário do Minho, o Vice-Reitor do Seminário e responsável pelo Pré-Seminário Jovem Adulto explicou que estes são encontros de discernimento vocacional. «Já há muitos anos que isto se faz e nós continuamos nesta perspetiva de proporcionar aos jovens da diocese o discernimento por forma a terem uma noção e uma confiança se é esta a via para uma eventual vocação ao Ministério Ordenado, ou, eventualmente, para o matrimónio», explicou o Cónego Joaquim Félix de Carvalho.

Segundo o sacerdote, por estes encontros têm passado jovens que seguem pela via do matrimónio, havendo sempre um ou outro que, no final, entra para o Seminário. «Mas também temos gente que faz aqui o discernimento e depois segue outras vias dentro da possibilidade que há em termos de vocações. Ainda há pouco tempo fizeram aqui o discernimento três que foram para o Mosteiro de Singeverga. Neste momento estão lá dois que passaram por aqui», explicou. Estes jovens viram que a vida de um padre diocesano, mais ligado a um território, como é uma diocese, não era aquilo que mais os persuadia a dar a sua vida pelo Evangelho.

O responsável pelo Pré-Seminário Jovem Adulto na Arquidiocese de Braga explicou ainda a quem é que se dirigem estes encontros. A proposta é feita aos jovens que frequentam o 11.º ano, o 12.º ano, universitários ou que estão no ensino profissional. O desafio é também para jovens do Instituto Politécnico do Cávado e Ave e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. «Nós, além dos jovens de Braga, também fazemos o acompanhamento, quando nos pedem, aos jovens de Viana do Castelo, porque eles depois vêm para aqui para o Seminário, e é uma forma de articularmos entre a equipa do Seminário Menor de Viana do Castelo e os de Braga», disse. Mesmo quem já está no mundo profissional pode frequentar estes encontros, sendo que, aqueles que entrem, se sintam habilitados a fazer o curso de Teologia. «Não faltam depois também aqui no Seminário formas de ajuda complementar», para os jovens que provierem de outras áreas científicas que não a das Humanidades, salientou. «Hoje podem vir jovens das áreas da Matemática, Biologia, Química, Contabilidade, o quer que seja. Mas, o curso incide muito na área da Filosofia e da Teologia e, às vezes, precisamos de dar aqui um apoio suplementar para que eles tirem outro proveito e vivam com outra qualidade a Teologia que fazem», acrescentou.

O padre Tiago Costa, responsável pela Pastoral Vocacional e do Pré-Seminário dos adolescentes, referiu, por sua vez, que este foi o primeiro encontro de um itinerário que vai ser feito até ao próximo ano. 

O sacerdote salientou que, para além dos Encontros Kaleo, a Pastoral Vocacional vai realizar ao longo dos próximos meses outras iniciativas, referindo, desde logo o “Estalagem”, que é um dia de retiro para adolescentes dos 15 até aos 18 anos. Depois, vai ser promovida a “Tenda do Encontro”, que é um fim de semana para jovens com mais de 18 anos. «Teremos também o Trilho de Bethel, que são os Caminhos de Santiago para jovens. Temos a “Prova dos Nove” na Semana dos Seminários, e o programa vai colmatar com um acampamento vocacional para jovens.