Arquidiocese de Braga -

13 outubro 2025

Dom José Cordeiro acolhe imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Fotografia Nuno Moura

Jonas Viana

No passado domingo, dia 12, D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, acolheu de presente uma imagem fac-símile de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, enviada direto do Santuário Nacional. A prenda especial foi oferecida pela comunidade brasileira que vive em Braga, logo após a Santa Missa celebrada por ocasião da Festa de Nossa Senhora Aparecida, que teve lugar na Igreja do Pópulo. 

Dom José destacou em sua homilia a relação entre Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, referenciando as duas mensagens da Senhora da Conceição. “Temos a mesma Mãe, somos irmãos uns dos outros”, reforçou. Ainda segundo o prelado, na Igreja não há partidos, a Igreja é uma comunidade formada por um só corpo. Dom José agradeceu o presente e indicou que a imagem de Nossa Senhora Aparecida poderá ser visitada na Igreja do Pópulo, no Centro de Braga.

Frei Jacó, da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, expressou a gratidão da organização pelo afetuoso acolhimento manifestado pelo arcebispo. O franciscano agradeceu também o contributo do vigário-geral cónego Manuel Joaquim, que desde a primeira edição do evento abriu as portas da Igreja do Pópulo. 

A devoção a Nossa Senhora Conceição Aparecida teve origem no Brasil, no ano de 1717, quando pescadores encontraram a pequena imagem da Virgem nas águas do rio Paraíba do Sul, um acontecimento considerado milagroso e que deu início à fé na Padroeira do Brasil. Inspirada nessa tradição, a Arquidiocese de Braga, em colaboração com grupos e comunidades brasileiras, criou em 2019 a Festa de Nossa Senhora Aparecida em Braga. Em 2020, houve a interrupção por conta da pandemia e em 2022 foi retomada. Desde então, o evento tem fortalecido os laços de fé e cultura entre Brasil e Portugal.

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, a Associação UAI, os Arautos do Evangelho, a Comunidade Católica Shalom, o movimento das Mães que Oram pelos Filhos (Paróquia de São Victor) e vários leigos comprometidos trabalham juntos para garantir a continuidade dessa festa tão importante para a comunidade brasileira em Braga.