Arquidiocese de Braga -
13 novembro 2025
Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis realizou formação no Arciprestado de Amares e Terras de Bouro
Almerindo Costa
No passado dia 8 de Novembro a Arquidiocese de Braga, através da Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, realizou, no Arciprestado de Amares e Terras de Bouro, uma formação de sensibilização e prevenção de abusos, dirigida a presbíteros, catequistas, animadores, agentes pastorais e lideranças de IPSS.
Foi um tempo de reflexão, partilha e capacitação, para aprender a prevenir riscos, proteger os mais vulneráveis e cultivar uma verdadeira cultura do cuidado nas nossas comunidades.
Participaram cerca de 50 pessoas das diversas áreas da pastoral bem como técnicos das IPSS. Partindo do tema PREVENIR + PROTEGER = SERVIR, Chamados e enviados para CUIDAR, a formação teve uma duração de quatro horas.
O tema desenvolveu-se a partir de cinco pontos chave: Fundamento (enquadramento espiritual de uma pastoral do cuidado); Violência (conceitos e impacto);Relação (relações de poder e de serviço); Proteção (como agir); e Compromisso (fazer das nossas comunidades locais seguros e acolhedores).
Foi um momento importante de consciencialização e alerta para que todos os agentes da pastoral estejam mais atentos e esclarecidos acerca desta temática e assim saibam como prevenir melhor e agir com rapidez e segurança.
Partilhar