Arquidiocese de Braga -
26 novembro 2025
Celorico de Basto recorda sacerdotes falecidos em Missa de sufrágio
Comunicação Arciprestado de Celorico de Basto
No passado dia 24 de novembro, a Igreja Paroquial de São Clemente de Basto acolheu uma Eucaristia de sufrágio pelos sacerdotes falecidos, naturais ou que exerceram o seu ministério no Arciprestado de Celorico de Basto. A celebração foi presidida pelo padre António Gonçalves, pároco de São Clemente e vice-arcipreste de Celorico de Basto, e concelebrada pelos sacerdotes das diversas paróquias do arciprestado.
A celebração teve como propósito recordar, agradecer e rezar pelos presbíteros que, ao longo das décadas, serviram com dedicação as comunidades celoricenses, deixando nelas marcas de fé, proximidade e entrega pastoral.
O padre António Gonçalves, lembrou que é importante preservar a memória daqueles que consagraram a vida ao anúncio do Evangelho, sublinhando que “rezar pelos nossos sacerdotes falecidos é um gesto de gratidão e de fé”.
Para o arcipreste de Celorico de Basto, padre Francisco Medeiros, «a Igreja vive da memória agradecida. Hoje recordamos estes pastores que, com as suas limitações e virtudes, mantiveram acesa a luz da fé nas nossas paróquias. Que o seu testemunho continue a inspirar-nos a viver com verdade, serviço e esperança».
Salientou ainda que “A oração por aqueles que já partiram é sempre um ato de amor. E quando rezamos pelos sacerdotes que fizeram caminho connosco — que nos batizaram, que nos escutaram, que nos levaram a Cristo — estamos também a reconhecer a semente de bem que deixaram nas nossas comunidades.”
A Eucaristia terminou num ambiente de silêncio, respeito e profundo recolhimento, convidando toda a assembleia a unir-se numa prece comum por todos os sacerdotes falecidos que, ao longo do tempo, serviram as comunidades do Arciprestado de Celorico de Basto.
Partilhar