Arquidiocese de Braga -
30 dezembro 2025
Encerramento do Ano Jubilar no Santuário Eucarístico da Beata Alexandrina
Paróquia Balasar
As comemorações no santuário encerram no dia 4 de janeiro às 16 horas
O Santuário da Beata Alexandrina de Balazar, acolheu, no contexto do ano jubilar, um vasto programa celebrativo, pastoral e cultural, que pretendeu envolver fiéis, peregrinos e amigos, promovendo momentos de encontro, formação, oração e expressões artísticas capazes de tocar o coração e de transmitir mensagens profundas de esperança, de fé e compromisso humano.
Entre as iniciativas previstas destacam-se os ciclos de catequeses, com diferentes oradores (bispos, teólogos e especialistas de perfis diversificados), sempre centradas na virtude da esperança foram momentos de escuta, de uma reflexão profunda, que ajudaram os fiéis a renovar o coração e a fortalecer a confiança em Deus.
Neste período assumiu particular relevância o aniversário dos 70 anos da morte da Alexandrina, com uma abertura extra do novo santuário, marco que convidou à reflexão sobre a sua espiritualidade, entrega e atualidade da sua mensagem. Alexandrina é uma figura mística marcante na espiritualidade portuguesa, cujo testemunho continua a inspirar gerações, a transpor fronteiras e a chamar povos dos diferentes Continentes. Os dois grandes momentos celebrativos da Eucaristia foram presididos pelo Senhor Arcebispo Primaz - D. José Cordeiro.
Assim, entre a Palavra, a música e o silêncio interior, o santuário tornou-se espaço vivo de encontro, fé e esperança.
As comemorações deste Ano Jubilar culminarão com o encerramento oficial no dia 4 de janeiro de 2026, com início às 16 horas, com três grandes momentos: Um concerto musical, que presta homenagem à Alexandrina e que conjuga poesia, canto e narrativa histórica, proporcionando uma experiência sensorial e espiritual única, inspirada na sua mística e no seu testemunho de sofrimento e eucarístico vivido com fé. No decorrer do musical teremos oportunidade de visualizar imagens da Alexandrina e escutar a própria voz.
Este momento artístico assume um papel privilegiado como meio de evangelização, proporcionando aos participantes uma experiência de recolhimento e inspiração e de aproximação ao mistério vivido por Alexandrina e pretende dar a conhecer, de forma acessível e emotiva, os principais traços da vida e da mensagem de Alexandrina. Este musical está sob a orientação do músico António Casado Neiva.
Outro momento relevante será o lançamento de novo livro da Obras Completas de Alexandrina (volume 5 – tomo III das cartas ao Padre Mariano Pinho), que ajudará a continuar a aprofundar o seu caminho espiritual. Será apresentar pelo Teólogo Dr. Alexandre Freire.
O ponto culminante das celebrações será a eucaristia solene, presidida por Sua Ex.cia Rev. ma o Sr. Arcebispo Primaz - D. José Cordeiro, expressão máxima da fé e da comunhão eclesial. Esta celebração reunirá fiéis, peregrinos e representantes da hierarquia da Igreja e da sociedade Civil, reafirmando a centralidade da Eucaristia na vida cristã e na espiritualidade de Alexandrina.
Com este conjunto de iniciativas, o santuário da Alexandrina de Balasar afirma-se como lugar de memória viva, de espiritualidade e de futuro, onde o testemunho de Alexandrina continua a inspirar caminhos de fé, serviço e esperança para o mundo de hoje.
Partilhar