Arquidiocese de Braga -

15 junho 2026

Vilarinho das Cambas: Auto de São João celebra 300 anos

Fotografia DR

Paróquia de Vilarinho das Cambas

Evento realiza-se no próximo dia 21 de junho.

A paróquia de Vilarinho das Cambas, em Vila Nova de Famalicão, vai celebrar os 300 anos do Auto de São João do Carro das Heras, uma das mais antigas e singulares manifestações culturais e religiosas da região. O evento realiza-se no próximo dia 21 de junho, integrado na Mostra Comunitária da Freguesia.

Após alguns anos de interregno, o Auto de São João regressa ao adro da igreja paroquial, onde, a partir das 17h00, será apresentada a tradicional dramatização de episódios da vida de São João Baptista sobre um carro de bois, elemento distintivo desta representação centenária.

As comemorações têm início às 15h00 com a Oração da Tarde, seguindo-se a Procissão Solene em honra de São João Baptista. Mais tarde, o público poderá assistir à encenação que reúne diversas figuras bíblicas e populares, entre as quais São João, Zacarias e Isabel, Cristo, Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Pastores. A narrativa é conduzida pela figura do Romeiro, responsável por ligar os diferentes momentos da representação e contar a história ao público.

Considerado um símbolo vivo do património cultural local, o Auto de São João do Carro das Heras tem atravessado gerações, preservando uma tradição que se mantém única em Portugal. Ao longo de três séculos, a iniciativa tem refletido o empenho da comunidade na valorização das suas raízes culturais e religiosas.

A organização convida a população e os visitantes a participarem nesta celebração histórica, marcada pela tradição, pela fé e pela identidade comunitária, num momento que pretende homenagear o legado de uma manifestação secular que continua a unir gerações em Vilarinho das Cambas.