Arquidiocese de Braga -
7 setembro 2026
Cupertinos regressam aos Congregados com «Veni Sponsa Christi»
Basílica dos Congregados
Os Cupertinos regressam à Basílica dos Congregados na próxima sexta-feira, 11 de setembro, às 19h00, para apresentar o concerto *Veni Sponsa Christi — O Cântico dos Cânticos na polifonia renascentista*.
Sob a direção de Pedro Teixeira, o programa coloca em destaque a polifonia portuguesa dos séculos XVI e XVII, tendo como obra central a *Missa Veni Sponsa Christi*, de Manuel Cardoso. A composição dialogará com o motete homónimo de Giovanni Pierluigi da Palestrina, que lhe serviu de modelo, e com obras de Tomás Luis de Victoria, Estêvão de Brito e Pedro de Cristo.
O concerto propõe uma aproximação à riqueza poética e espiritual do *Cântico dos Cânticos*, mostrando como a polifonia renascentista transformou a linguagem do amor numa expressão do sagrado. Os bilhetes estão disponíveis em [www.cupertinos.pt](https://www.cupertinos.pt).
A programação cultural da Basílica prossegue no dia 14 de setembro, às 21h00, com uma visita guiada pelo Ponto Braguez. O percurso, com a duração de 90 minutos e o custo de cinco euros, inclui a basílica, a Sala da Irmandade, o coro alto e a torre sineira.
No dia 19 de setembro, entre as 15h30 e as 16h45, o padre Tiago Freitas orientará um novo encontro dedicado a Santa Clara de Assis. A partir das suas cartas a Inês de Praga, será aprofundada a pobreza como liberdade evangélica, a autoridade espiritual feminina e a comunhão de carismas entre Clara e Francisco.

Partilhar