Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência ECCLESIA | 4 Jun 2019
Universidade Católica vai seguir "política de tolerância zero" contra maus tratos e abusos
A instituição de ensino quer criar um “ambiente de protecção” através de diferentes ferramentas.
  © Agência ECCLESIA

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou ontem a intenção de promover uma política de “tolerância zero” em relação a maus tratos e abusos, especialmente sobre “menores e adultos em situações vulneráveis”.

A Universidade Católica “assume o compromisso de prevenir, detectar e actuar de forma contundente, no seu campo de acção, contra qualquer forma de violência”.

A instituição de ensino quer criar um “ambiente de protecção” através de diferentes ferramentas que podem tomar a forma de um “código de conduta, um protocolo de actuação e um programa de formação centrado nos procedimentos de detecção e notificação”.

“A protecção e o empoderamento das pessoas desfavorecidas e vulneráveis – independentemente da sua idade e circunstâncias – é uma responsabilidade partilhada por todos: cidadãos, profissionais e especialmente administrações públicas, entidades, instituições e organizações, mas também sector privado e terceiro sector”, assinala o documento orientador, que acompanha o comunicado.

Todas as medidas “afectam as pessoas directamente ligadas às actividades da entidade, especialmente se tiverem contacto directo com os grupos de referência”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social