DACS | 30 Jan 2020
UCP celebra Dia Nacional
Em Braga, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, preside à eucaristia comemorativa do Dia da Universidade Católica Portuguesa na Sé Catedral, às 11h30.

No primeiro Domingo de Fevereiro, dia 02, celebra-se o Dia da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Em Braga, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, preside à eucaristia comemorativa do Dia da Universidade Católica Portuguesa na Sé Catedral, às 11h30.

"Uma Universidade Católica não é simplesmente uma universidade, mesmo que habitualmente o seja com muita qualidade. Ela insere-se na missão da Igreja, que sempre teve e continua a ter um grande impacto em todas as culturas, contribuindo para o desenvolvimento de uma humanidade comum. Esse é, precisamente, um dos seus contributos mais notáveis para a construção da casa comum que a todos diz respeito", refere uma nota da Vigararia Geral da Arquidiocese.

O Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral, apela mesmo a que a Arquidiocese de Braga, onde se situa um dos Centros Regionais da UCP, participe na reflexão sobre a sua Universidade através do envolvimento das comunidades, "para que sintam cada vez mais a UCP como uma iniciativa de todos os cristãos" e não daqueles que na Universidade Católica trabalham ou estudam.

"Em Braga, onde nasceu, a UCP ministra formação superior, ao nível de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduações, a cerca de mil alunos, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e na Faculdade de Teologia. (...) A formação teológica aí ministrada ocupa um lugar de destaque, pelo que significa para a dinamização pastoral das comunidades cristãs e para a relação com a cultura envolvente. Os cursos de Teologia e de Ciências Religiosas são oferecidos exclusivamente pela UCP, não existindo em mais nenhuma universidade portuguesa. Isso significa que é a única área que o Estado não apoia financeiramente de forma direta", sublinha o responsável.

Desta forma, e "para não encarecer demasiado as propinas dos alunos destas áreas", as colectas das celebrações litúrgicas do referido Domingo serão destinadas a apoiar financeiramente o  funcionamento do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia.

Palavras-Chave:
UCP  •  Braga  •  Faculdade de Teologia  •  Alunos