24 abril 2020

“Na Escola da Vocação”: dinâmica para a Semana das Vocações

DACS com DAPV

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga propõe caminhada de "descoberta, provocação, oração e discernimento".

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga, este ano num contexto inédito de pandemia provocada pelo novo coronavírus, propõe, através da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no Jornal Diário do Minho, entre os dias 26 de Abril e 3 de Maio, uma caminhada de "descoberta, provocação, oração e discernimento", traçando um percurso vocacional constituído por oito etapas, subordinado ao tema “Na Escola da Vocação”.

Em tempo de confinamento e isolamento social, e na impossibilidade de se realizarem as habituais actividades relativas a esta Semana de Oração no Arciprestado anfitrião das comemorações, o Departamento Arquidiocesano destaca a relevância desta dinâmica, que divulgará também nas suas páginas online.

Também D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar, estabelecerá na "Catequese com o Bispo Nuno" uma ligação a este subsídio nos dois próximos encontros, incentivando a uma vivência diária durante a Semana de Oração pelas Vocações.

"As oito páginas que serão publicadas ao longo da Semana das Vocações, entre os fins-de-semana que a balizam, e compostas por conteúdos de vária natureza, convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana na perspectiva de uma escola, onde todos somos alunos, porque, efectivamente, todos, sem excepção, somos chamados a viver uma vocação, enquanto caminho de santidade e de realização pessoal", adianta a Pastoral Vocacional.

Na dinâmica, os alunos são convidados a reflectir e a rezar, em cada lição, as quatro palavras que o Papa Francisco destaca na sua Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações: gratidão, coragem, fadiga e louvor.

“Estas quatro palavras constituem as coordenadas comuns e centrais de toda e qualquer vocação, sendo que o Santo Padre nos apresenta o roteiro que as mesmas apontam, de modo a que «cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer «sim», vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro»”, adianta o coordenador do Departamento, o Cón. Mário Martins.

O responsável explica ainda que a publicação tem ainda como objectivo "promover, na Arquidiocese, uma autêntica e renovada cultura vocacional, transversal a todos os sectores de pastoral, recolocando a pastoral vocacional no centro e no coração da vida das comunidades e das famílias, reafirmando a paixão de toda a Igreja por esta causa, mesmo no contexto das contingências do tempo actual”.