Arquidiocese de Braga -

4 setembro 2020

Cáritas assinala Dia Internacional da Caridade

Fotografia

dacs

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, pede que neste dia ninguém em sofrimento seja esquecido.

\n

A Cáritas assinala amanhã, 5 de Setembro, o Dia Internacional da Caridade, instituído pela Organização das Nações Unidas. O dia coincide também com o aniversário da morte de Madre Teresa de Calcutá, padroeira da Cáritas em todo o mundo.

"É um dia em que todos os colaboradores e voluntários da Cáritas renovam o seu compromisso com o serviço ao outro, inspirando-se nesta mulher que fez do serviço a alegria da sua vida. Neste dia homenageamos todos aqueles que estão na linha da frente na defesa dos mais vulneráveis, em todo o mundo. Homens e mulheres para quem os mais pobres, doentes, isolados, marginalizados, são a imagem do Amor que materializa a missão e a identidade da Cáritas", avança a instituição, em comunicado.

A Cáritas aproveita a efeméride para lembrar as situações "especialmente difíceis" que proliferam por todo o mundo, exigindo "uma atenção e uma acção particular", de que são exemplo aqueles que viram a vida virada do avesso devido à pandemia de Covid-19, os que convivem com a debilidade mental, ou a população de Cabo Delgado, em Moçambique, que, depois de sofrer com a passagem de dois ciclones, vive agora em permanente medo provocado por ataques terroristas.

"Por todo o mundo multiplicam-se as situações de vulnerabilidade para quem presta e para quem pede auxílio. A Cáritas pede que, neste dia, ninguém deixe de ter um gesto de auxílio em favor de quem esteja em necessidade. Uma visita, um donativo, um abraço, uma diligência, …são algumas das formas de viver, de verdade, este dia. Neste dia que ninguém em sofrimento seja esquecido!", apela Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.