13 outubro 2021

Jovens de Feitos, Mar e Palme fazem Curso de Relações Humanas

DACS com Sampaio Viana

Cerca de 40 jovens das comunidades paroquiais de S. Tiago de Feitos, S. Bartolomeu do Mar e Santo André de Palme vão fazer, nos próximos dias 16 e 17, no Centro Social João Paulo II, na Apúlia, um Curso de Relações Humanas orientado por uma equipa de jovens coordenada pelo Padre José Luís Souto Coelho, membro da Comunidade Shalom e assistente religioso do Movimento Encontros de Jovens Shalom.

O curso começa às 09h00 do dia 16 e termina com a Eucaristia, marcada para as 16h00 do dia 17. A iniciativa insere-se na caminhada que os jovens têm vindo a realizar com os seus encontros semanais e aparece como etapa forte antes do Encontro Inicial, que terá lugar, no mesmo local, nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro.

A finalidade do processo de evangelização dos jovens do MEJ Shalom é proporcionar um crescimento dos jovens a todos os níveis (humano, social e teológico) que lhes permita tornare-se animadores aptos para a sua missão.

O processo é feito em grupos inseridos nas comunidades-paróquias, articulado com a pastoral da paróquia e da diocese.

O processo de evangelização de jovens proposto pelo MEJ Shalom divide-se em três etapas complementares: Pré-Encontro, Encontro Inicial e Pós-Encontro.

A finalidade do Pré-Encontro é criar uma consciência de grupo cristão, com um ambiente de à-vontade, amizade, respeito pela pessoa, confiança mútua, diálogo e partilha, despertando para a importância de um processo de educação permanente na Fé, que possibilite aos jovens criarem uma consciência crítica e assumirem a sua missão de apóstolos na sua realidade.

O Pré-Encontro tem cinco fases, sendo a primeira a motivação, onde se procura congregar as pessoas e despertar para a dimensão da amizade e da importância de uma caminhada em grupo.

A segunda fase é a do grupo, onde se reflecte sobre o que é um grupo, vários tipos de grupo, a importância de viver em grupo e as suas exigências, o que é um grupo cristão, o que é um grupo de comunidade-paróquia.

A realidade é a terceira fase, onde se reflecte a situação da realidade em que os jovens vivem: família, escola, trabalho, sociedade, situação dos jovens na Igreja, a missão dos jovens cristãos na sociedade e na Igreja.

A quarta fase é constituída pelos temas de aprofundamento, onde o grupo planeia temas e actividades, de acordo com as suas necessidades.

A quinta fase são as relações humanas, onde se retoma a reflexão sobre a situação do grupo e se realiza o Curso de Relações Humanas: curso de fim de semana, onde se reflecte, através de dinâmicas participativas. Depois desse curso, haverá ainda algumas reuniões de aprofundamento.

Ao longo de cada fase, realizam-se pequenas actividades, de acordo com a necessidade da paróquia e a realidade do grupo.

O processo desenvolve-se de acordo com a realidade de cada grupo, sendo o tempo de referência um ano a um ano e meio.