Arquidiocese de Braga -

28 dezembro 2021

Governo indiano congelou contas das Missionárias da Caridade

Fotografia EPA/Lusa

DACS com 7Margens

Grupos radicais hindus afiliados ao partido de Modi interromperam celebrações da missa de Natal em vários lugares da Índia.

\n

O Governo indiano congelou as contas bancárias das Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá, depois de ter rejeitado a autorização para uma transferência de fundos vinda do estrangeiro.

A primeira-ministra do estado indiano do Bengala Ocidental – onde a congregação das Missionárias da Caridade tem sede – escreveu no Twitter que ficou “chocada ao saber que no Natal, o Ministério da União Indiana congelou todas as contas bancárias das Missionárias da Caridade de Madre Teresa na Índia!” e afirmou que “22.000 pacientes e funcionários ficarão sem alimentos e medicamentos.”

De acordo com o site 7 Margensa decisão do Governo presidido por Narendra Modi culmina uma série de actos repressivos perpetrados pelas autoridades e por grupos de militantes hindus contra a minoria cristã, sobretudo as organizações católicas acusadas de infringirem a lei por supostamente quererem converter indianos ao catolicismo.

Oito estados indianos têm legislação que proíbe a conversão religiosa, que é punida com pena de prisão até 10 anos. A lei refere a conversão religiosa por aliciamento, força, coerção ou fraude, mas várias formas de pastoral cristã e obras de caridade têm sido julgadas como atracções ilegais para a conversão.

Segundo a Australian Broadcasting Corporation (ABC News), grupos radicais hindus afiliados ao partido de Modi interromperam celebrações da missa de Natal em vários lugares da Índia, vandalizando uma estátua em tamanho real de Jesus Cristo em Ambala em Haryana, um estado do Norte governado pelo Partido Bharatiya Janata (BJP), nacionalista, de Modi, para além de manifestações contra as celebrações do Natal e conversões religiosas.

Com a sede da congregação no estado de Bengala Ocidental – situado no leste da Índia –, as Missionárias da Caridade são mais de 3.000 em todo o mundo, tendo presença também em Portugal, e administram hospícios, cozinhas comunitárias, escolas, colónias de leprosos e lares para crianças abandonadas.