22 fevereiro 2022

Apresentado programa da Quaresma e Semana Santa de Braga

DACS com CSS

Este ano, as celebrações voltam a contar com a presença e participação dos fiéis. Informação sempre actualizada no site da Semana Santa.

Realizou-se hoje, dia 22 de Fevereiro, pelas 11h00, na sacristia-mor da Sé Catedral de Braga, o anúncio público do programa religioso e cultural relativo à Quaresma e Semana Santa de Braga 2022.

"Os últimos dois anos reservaram-nos a oportunidade não apenas de vencermos dificuldades inéditas e inesperadas, mas também de desafiarmos a nossa criatividade e as nossas capacidades. Foi assim em todos os âmbitos da vida, que permitiu observarmos tantos gestos de bondade humana, e assim o foi também para o âmbito de acção desta Comissão. Apesar das justificadas limitações para os eventos culturais e as celebrações religiosas, a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa em Braga, foram intensamente vividas e celebradas", começou por dizer o Cónego Avelino Marques Amorim, Presidente da Comissão da Semana Santa de Braga.

´

O responsável adiantou ainda que os dados fornecidos pela presença da Semana Santa de Braga nos meios de comunicação social demonstram que "cada cidadão português foi impactado em média 7 vezes", a "audiência potencial acumulada foi de 8,6 milhões de impressões" e "11% da população portuguesa esteve exposta à mensagem".

"Conclui-se, portanto, que o potencial mediático da Semana Santa continua a ser positivo. Destaco ainda, os milhares de visualizações que acompanharam as celebrações do tríduo pascal. O grande concerto de terça-feira santa, sem a possibilidade de presença do público, foi transmitido online e acompanhado por uma plateia ainda mais numerosa que o habitual. As procissões não saíram à rua, mas o programa emitido em direto nos dias e horas que lhes são habituais, foram acompanhados por milhares de pessoas que ficaram a conhecer melhor a dimensão catequética, a história e os principais quadros de cada uma das procissões", continuou.

Este ano, as celebrações voltam a contar com a presença e participação dos fiéis, ainda que com algumas restrições.

"Do programa desta Comissão, as celebrações da fé assumem sempre o lugar mais importante. A vivência da fé é essencialmente relacional. Por isso registamos com enorme alegria a possibilidade de vivermos não só os momentos culturais, mas sobretudo os religiosos, sempre numa atitude profilática, mas na proximidade com as pessoas!", referiu o Cónego Avelino.

Solenidades da Semana Santa

As celebrações religiosas iniciam na Quarta Feira de Cinzas, e contam com todo o programa habitual: o Sagrado Lausperene irá percorrer a partir do dia 2 de Março as habituais igrejas do centro da cidade.

Haverá ainda três concertos:  a 02 de Abril com os alunos do Conservatório de Música de Braga na Sé de Braga; a 12 Abril, Terça-feira Santa, o grande concerto com a Orquestra do Norte, também na Sé de Braga; a 23 de Abril, Sábado de Pascoela, com a Sinfonietta de Braga, na Igreja de S. Paulo.

Também serão realizadas sete exposições que serão apresentadas pelas diferentes entidades que integram a Comissão.

Procurando envolver as gerações mais jovens, a Comissão lançou um Concurso Escolar intitulado “A Semana Santa de Braga”, destinado às escolas do Ensino Básico do Concelho de Braga.

"Este ano também oferecemos à cidade e a quem nos visita uma nova decoração exterior, já que a anterior apresentava sinais de grande desgaste. Inspirada na arte barroca que é um marco do território bracarense, estará patente em todas as ruas que incluem os percursos das procissões", concluiu o Presidente da Comissão.

Todas as informações e programa detalhado estão disponíveis em www.semanasantabraga.com.