22 março 2022

Qual é o lugar das Igrejas cristãs na construção da paz?

dacs

Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, organiza debate no dia 30 de Março.

A Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, vai organizar a 30 de Março um debate online sobre o lugar das Igrejas cristãs na construção da paz e na reconciliação entre os povos russos e ucraniano.

O debate "Para um Ecumenismo de Paz" tem lugar às 21h30, através do Zoom – https://us02web.zoom.us/j/84583709507?pwd=bUpqa2ZUdm1uSG01OGpCbUNIODltQT09 – e conta com a participação de Paulo Portas, antigo ministro da Defesa (2002 a 2005) e dos Negócios Estrangeiros (2011 a 2013) e actual comentador político.

A iniciativa conta ainda com as opiniões do historiador Luís Filipe Thomaz, profundo conhecedor do cristianismo oriental e monge da Igreja ortodoxa da Moldávia (com o nome religioso de Fr. Jerónimo), do jornalista Filipe Avilez, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, do Pe. Natanael Harasy, da Igreja grego-católica da Ucrânia em Évora, do Pe. Sergey Borski, da Igreja Ortodoxa Russa, e do Pe. Paulo Brandão, da Igreja Ortodoxa da Sérvia.

O debate será moderado pelo Pe. António Martins, capelão da Capela do Rato, e pelo jornalista Pedro Cordeiro, editor de política internacional do jornal Expresso.