6 outubro 2022

Exposição do Santíssimo orientada para a JMJ

dacs

Iniciativa acontece nas Paróquias de São Bento da Várzea e S. João Baptista de Gamil, no Arciprestado de Barcelos, durante as primeiras sextas-feiras de cada mês.

Atendendo ao facto de Portugal acolher a Jornada Mundial da Juventude no próximo ano, e no sentido de promover uma caminhada interparoquial capaz de sensibilizar sobretudo os mais jovens para este momento único, as Paróquias de São Bento da Várzea e S. João Baptista de Gamil, no Arciprestado de Barcelos, passam, até Agosto de 2023, a orientar o já habitual momento de oração/adoração das primeiras sextas-feiras de cada mês, diante de Jesus Sacramentado, no final da Eucaristia das 19h00, para essa intenção.

"Com uma duração estimada entre os 30 e os 45 minutos, este momento propõe-se como um oásis mensal de recolhimento, escuta e silêncio, para todos os jovens que queiram associar-se, sejam ou não oriundos das paróquias em questão, frequentem ou não a Eucaristia, ponham ou não habitualmente os pés na igreja. Numa altura em que se vêem envolvidos e mergulhados em tantas actividades, cremos ser necessário dizer-lhes que, de vez em quando devem parar, mesmo sob o risco de se confrontarem com algum vazio ou sobretudo por isso mesmo, porque é muitas vezes aí que Ele fala ao coração de cada um, assim se deixe cada um tocar pela sua Voz sussurrante, brisa suave e eterna, mística do instante capaz de atravessar as nuvens e o(s) ruído(s) do presente", afirma o pároco, o Pe. Miguel Miranda.

O canto será dinamizado pelo Grupo Coral Paroquial de Jovens de Gamil (Dominus) e a proposta apresentará normalmente uma sequência que inclui Palavra de Deus, cânticos, momentos de silêncio e pequenos textos introdutórios, quer ao espírito de anteriores edições das Jornadas, quer a testemunhos de jovens que deixaram a sua vida transformar-se pela participação numa ou mais JMJ, quer a um breve apontamento biográfico de um santo oficialmente reconhecido como tal ainda em tenra idade.