31 julho 2023

Catequese com Adolescentes centra-se no “Pós-Jornada Mundial da Juventude”

Fotografia DR

Comunicação SNEC

Primeiro trimestre vai analisar e refletir acerca do maior encontro de jovens do Mundo que decorre, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa

“Celebrar a JMJ Lisboa 2023 - experiências que mudam a nossa vida” vai ser a proposta da catequese nacional para os adolescentes dos 12 aos 15 anos.

Este novo recurso, que compreende “o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário”, é de aplicação nacional e quer promover e aprofundar “a experiência que será a JMJ para a Igreja em Portugal”.

“Sob o tema ‘Celebrar a JMJ Lisboa 2023 - Experiências que mudam a nossa vida’, este recurso antecede os novos recursos para a catequese e é uma proposta consistente para o primeiro trimestre”, explica a irmã Isabel Martins do Patriarcado de Lisboa, que organizou a proposta com uma equipa da Catequese do Patriarcado de Lisboa, Arquidiocese de Braga e Catequese de Leiria-Fátima.

Para Elmira Silva, da Catequese de Braga o novo módulo “apresenta-se como transição dos últimos quatro anos na catequese com adolescentes” e quer dar à “catequese uma chave mistagógica”.

“Esta é uma oportunidade para entrar dentro do mistério, e descobrirmos que existem experiências de vida que se tornam sagradas por que Deus está. Queremos fazer um caminho com os adolescentes que os ajude a entrar neste mistério, não apenas na JMJ, mas de os ajudar a entrar neste mistério e a perceber como Deus está na nossa vida”, desenvolve.

Numa metodologia que “recupera do Say yes os diferentes momentos” os mais novos vão ser desafiados a “trabalhar a partir da sai própria experiência de vida”.

“Trespassa todo o módulo, a ser utilizado até ao Natal, o reavivar a memória do que vivemos, escutando os outros, tomando consciência do que nos acontece para que retiremos daí sentido para o existir”, completa a irmã Isabel Martins.

Para a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã, esta temática é a consequência natural “da proposta que tivemos durante os últimos quatro anos na catequese com os adolescentes” e reflete “todo o trabalho preparatório da própria JMJ, onde muitos dos nossos catequizandos adolescentes se envolveram nos Comités de Organização paroquial, diocesana e no acolhimentos dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude que percorreram todas as dioceses do País”.

“Com esta proposta queremos olhar para estas experiências de igreja alargada e permitir fazer eco e memória desta experiência de vida nova no Espírito”, completa.

Como habitualmente os catequistas vão ter o módulo disponível nas livrarias de cada diocese.

Novos materiais em 2024

Em janeiro de 2024 o tempo do aprofundamento mistagógico e o discipulado missionário vão contar com novos materiais catequéticos resultado do trabalho entre o SNEC, a Salesianos Editora e o grupo de trabalho do Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias.