Arquidiocese de Braga -

3 setembro 2021

Tempo da Criação já começou

Fotografia DSDHI

dacs

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convida a assinar petição "Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis".

\n

O Tempo da Criação começou no dia 1 de Setembro e prolonga-se até dia 4 de Outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Semanas antes de se realizar a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, o Papa Francisco exortou todos os católicos a unirem-se e agirem pela "Casa Comum" durante a celebração do Tempo da Criação.

No último Ângelus, o Pontífice sublinhou que “o clamor da Terra e o clamor dos pobres se estão a tornar cada vez mais graves e alarmantes”, apelando a todos os católicos a tomarem “acções decisivas e urgentes para transformar a crise numa oportunidade”. Também no "Vídeo do Papa" de Setembro, Francisco pede a todos a adopção de estilos de vida mais sustentáveis, em harmonia com o meio ambiente.

Neste contexto, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral apelou a todos os católicos que assinassem a petição "Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis", destinada a sensibilizar os líderes mundiais sobre o cuidado com a Terra.

“O Tempo da Criação também será um momento crítico para os católicos erguerem as suas vozes pelos mais vulneráveis e os defenderem”, afirmou o ex-secretário do Dicastério, o Monsenhor Bruno-Marie Duffé.