Arquidiocese de Braga -

4 outubro 2021

Santuário do Bom Jesus celebra mês da Música

Fotografia Santuário do Bom Jesus

dacs

Vários concertos decorrem até ao fim do mês num Bom Jesus que se quer "acolhedor e aberto à cultura".

\n

O Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, foi assinalado no Bom Jesus com um espectáculo inédito, intitulado “O Lago dos Sonhos”, fruto da parceria da Confraria do Bom Jesus do Monte com a “Companhia Para as Artes” e a “Braga Mística”.

No dia 5 de Outubro, às 15h00, junto à Basílica do Bom Jesus, realiza-se um segundo concerto, pela Banda Musical de Cabreiros. A iniciativa está integrada no projecto “Música Monumentos”, promovido pela Confederação Musical Portuguesa, com o objectivo de atenuar o impacto da pandemia no meio artístico e cultural, nomeadamente no universo das bandas filarmónicas.

A iniciativa pretende ainda divulgar e cultivar o ensino e a execução da arte da música, valorizar o património artístico das bandas filarmónica e constituir uma oportunidade para a sensibilização do público para a importância do património monumental e dos sítios de interesse histórico, como é o caso do Bom Jesus do Monte.

Já no dia 9 de Outubro, pelas 21h00, o Cupiom Musicorum apresentará um dueto de piano e voz no alpendre da Casa dos Correios (esplanada do Bom Jesus).

O quarto concerto será no dia 16 de Outubro, às 21h00, pela Associação de Musica Sacra de Braga. O concerto decorre no interior da Basílica e consiste num recital de órgão de tubos e violinos.

O mês da música encerra no dia 28 de Outubro, às 21h30, no interior da Basílica, com o Christina Vantzou + JAB. Este concerto está inserido no Festival Semibreve, que pela primeira vez acontece no Santuário do Bom Jesus.

“O Santuário do Bom Jesus é um espaço de cultura, onde tem de acontecer mais cultura, seja através da música ou de outras manifestações culturais. A afirmação desta estância como espaço de cultura é um objectivo claro desta Confraria que administra este Bem Património Mundial da Humanidade. Por isso, temos vindo a aumentar a oferta cultural, seja através de actividades promovidas pela Confraria, ou em parceria com outras instituições. Queremos um Bom Jesus acolhedor e aberto à cultura”, explicou o presidente da Confraria do Bom Jesus, o Cónego Mário Martins.