Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 20 Mai 2022
Bíblia terá tradução em Língua Gestual Portuguesa
Sociedade Bíblica refere que a comunidade surda em Portugal não conhece as Escrituras e desconhece as principais narrativas bíblicas.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

De acordo com a Sociedade Bíblica, já "começaram os preparativos" para iniciar o projecto de tradução da Bíblia para Língua Gestual Portuguesa.

"São cerca de 60 mil os falantes de Língua Gestual Portuguesa que ainda não têm acesso à Bíblia – a grande maioria não sabe ou não consegue ler e, os que conseguem, encaram a leitura como uma segunda língua, uma vez que, a sua língua materna é a Língua Gestual: é nessa língua que pensam, entendem o mundo, expressam o que sentem e comunicam", explica a Sociedade Bíblica na sua página.

A entidade refere mesmo que a comunidade surda em Portugal não conhece as Escrituras, desconhece as principais narrativas bíblicas e até "pode ter-se sentado em igrejas, visto símbolos religiosos, etc., mas não teve acesso ao seu significado".

"Desconhecem igualmente a geografia, cultura, contexto histórico, tradições e outros factores que pertencem à Bíblia, bem como a forma como está organizada e porquê", explicam.

Este é, no entanto, um projecto a longo prazo. Por esta altura, está a ser organizada e reunida a equipa, cujos parceiros são a Deaf Bible Society (Sociedade Bíblica para os surdos – parceira das Sociedades Bíblicas Unidas), a Sociedade Bíblica de Portugal e a Igreja para Surdos em Portugal. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190