
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
De acordo com a Sociedade Bíblica, já "começaram os preparativos" para iniciar o projecto de tradução da Bíblia para Língua Gestual Portuguesa.
"São cerca de 60 mil os falantes de Língua Gestual Portuguesa que ainda não têm acesso à Bíblia – a grande maioria não sabe ou não consegue ler e, os que conseguem, encaram a leitura como uma segunda língua, uma vez que, a sua língua materna é a Língua Gestual: é nessa língua que pensam, entendem o mundo, expressam o que sentem e comunicam", explica a Sociedade Bíblica na sua página.
A entidade refere mesmo que a comunidade surda em Portugal não conhece as Escrituras, desconhece as principais narrativas bíblicas e até "pode ter-se sentado em igrejas, visto símbolos religiosos, etc., mas não teve acesso ao seu significado".
"Desconhecem igualmente a geografia, cultura, contexto histórico, tradições e outros factores que pertencem à Bíblia, bem como a forma como está organizada e porquê", explicam.
Este é, no entanto, um projecto a longo prazo. Por esta altura, está a ser organizada e reunida a equipa, cujos parceiros são a Deaf Bible Society (Sociedade Bíblica para os surdos – parceira das Sociedades Bíblicas Unidas), a Sociedade Bíblica de Portugal e a Igreja para Surdos em Portugal.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190