19 setembro 2022

Pastoral Vocacional já começou actividades

Fotografia Departamento de Pastoral para as Vocações

DACS com Departamento de Pastoral para as Vocações

Encontros Vocacionais e Semana de Oração pelas Vocações são algumas das actividades agendadas, bem como a preparação da JMJ 2023.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de actividades relativo ao Ano Pastoral 2022 / 2023 com uma primeira reunião realizada no passado dia 15 de Setembro.

Do programa constam várias iniciativas, com destaque para os Encontros Vocacionais e para a Semana de Oração pelas Vocações, sendo todas pensadas e concretizadas em consonância com a temática da Caridade, neste que será o terceiro ano dedicado pela Arquidiocese de Braga a esta virtude teologal, sem esquecer o processo sinodal em curso em toda a Igreja, assim como o caminho de preparação para a JMJ a realizar em Lisboa em 2023.

Deste modo, e porque a formação dos próprios membros do Departamento é sempre um importante pilar a fortalecer, ao longo do ano, e particularmente no contexto das suas reuniões mensais, o grupo, depois do momento de oração inicial, procurará reflectir, precisamente, a partir do livro «Patronos da JMJ Lisboa 2023», para melhor se preparar para a missão que o Senhor a todos confia a partir da interpelação provocada pelos testemunhos de diferentes santos e beatos”, refere o Departamento em comunicado.

Entre as várias actividades que compõem o programa do Departamento encontram-se os Encontros Vocacionais, este ano destinados aos Arciprestados de Terras de Bouro e Esposende, que no ano anterior foram palco, respectivamente, da Semana de Oração pelos Seminários e da Semana de Oração pelas Vocações.

Outro dos pontos altos do ano, segundo o Departamento, prende-se com todas as actividades relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Guimarães e Vizela.

À semelhança dos anos anteriores, o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional tem também já agendado um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, marcado para o dia 4 de Fevereiro.

A equipa conta, tal como nos anos anteriores, com cerca de 20 elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos provenientes de vários institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese, procurando também ser, na sua constituição e missão, uma expressão de sinodalidade.